segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Introdução

Alexandre Rodrigues "O Cartola Artesão"
Feira de Artesanato Sintra 2005
INTRODUÇÃO:

A criação de artesanato em papel de jornal, surge na minha vida especialmente por três motivos:

1 - Pela necessidade de ocupação de tempos livres.

2 - Pelo grande empenhamento na reciclagem e consequentemente preservação do meio ambiente.

3 - Para prolongar o tempo de vida útil de tão nobre meio de informação, que é o jornal. Além de órgão informativo que é, transmite-nos arte e cultura, mas num tempo de vida extremamente curto, sendo de seguida jogado no papelão ou na maioria das vezes no lixo, sem o menor respeito por tudo aquilo que nos transmite.

A Técnica de Reutilização do Papel Alia a Consciência Ecológica à Arte

O gosto por trabalhos manuais e a necessidade de ocupação de tempos livres, levou-me a procurar algo que me desse prazer fazer e me sentisse bem comigo próprio. Foi no seguimento desta procura que me é dado a conhecer diversas técnicas de reutilização de papel. A componente reutilizar/reciclar despertou em mim um sentimento tal, que me levou a desenvolver duas técnicas de criação de artesanato em papel de jornal. A técnica dos canudinhos e a técnica do papel Machê.

Em qualquer destas técnicas, à excepção da cola, tinta e verniz, toda a matéria prima utilizada é material reciclado (papel de jornal, boiões de yogurte, latas de salsichas, latas de cogumelos,etc.).


7 comentários:

Raquel disse...

Prezado Sr. Alexandre Rodrigues

Em casa o que não falta é jornal, já que sou assinante. Estava procurando na Internet “técnicas para fazer cesta de jornal” e acabei encontrando o seu blog, gostei muito e queria mais informações... Sou de São Paulo (capital) – Brasil.

Parabéns pelo trabalho!

Raquel
rtieko@uol.com.br

Paula disse...

Muito bom
e muito bonito os trabalhos
Otimos
Parabens!!!

Beijos

Anónimo disse...

Boa tarde Sr Alexandre,e parabéns pelo trabalho! Além de bonitos são feitos com materiais recicláveis. Estou me mudando para a cidade de Mongaguá em SP e lá não encontrei nenhum trabalho com lixos recicláveis. Gostaria de apreder a técnica para poder aplicá-la na cidade juntamente com as instituições municipais. Meu contato pode ser através do e-mail acpolli@yahoo.com.br
Obrigada pela atenção e no aguardo de seu retorno.
Atenciosamente
Ana C Polli

Anónimo disse...

mt parabens pelo trabalho belissimo,que todo universo tenham tao boas ideias,como os seus amigo.gostei muito continue boa sorte para si e sua familia.

Anónimo disse...

Sonia Quadros,gostaria que o sr:me informa-se se existe e como emcontro uma maquina de fazer canudinhos de jornais,tenho aconpanhado seu trabalho e estou fazendo o mesmo,reciclando jornais,se poder me informar meu email e squadros2008@ig.com.br desde ja muito obreigado.

Anónimo disse...

Por que nao:)

Anónimo disse...

A felicidade é como o sol, mas até o sol tem manchas.



Na simplicidade dos gestos, a grandeza de uma amizade sincera.
boa sorte por este grsto humilde....